Motivos para adestrar e educar seu cão
Exercitar o cão fisicamente e mentalmente.
Devido ao nosso estilo de vida atual, os cães passam muito tempo entediados e com poucas atividades diárias. Eles ficam grande parte do tempo dentro de casa, sendo que nas suas origens o cão precisaria caçar, cavar, cheirar, correr e explorar o ambiente para se alimentar e viver. Essa falta de estímulos faz com que os nossos pets não tenham todo potencial físico e mental que eles possuem explorados de forma adequada. Com os treinos é possível realizar atividades que estimulem todo esse potencial do seu peludo com brincadeiras divertidas e desafiadoras!
Fortalecer a relação entre os cães e seus tutores.
A relação entre você e seu animal pode ficar muito mais forte com o treino! Através do adestramento é possível melhorar a comunicação entre você e seu cão e criar laços muito mais profundos de amizade. Os treinos são atividades em equipe e demandam disposição e confiança de ambas as partes para que se tenha progresso. Além disso, muitas vezes os cães não entendem o que estamos esperando deles e isso gera muita frustração por parte do tutor, com os treinos essa comunicação passa a ser muito melhor e facilita muito a execução de atividades do dia a dia.
Diminuir a ansiedade e frustação.
Os cães costumam ter poucas atividades diárias e por isso muitas vezes ficam entediados e propensos a desenvolverem uma série de problemas comportamentais por puro tédio. Imagine que frustrante passar o dia todo trancado dentro de uma casa ao longo de toda sua vida. O adestramento é uma forma divertida de incentivá-lo a fazer exercícios físicos e estimular o raciocínio deles. Cães que gastam energia ao longo do dia são animais mais satisfeitos e felizes
Eliminar ou reduzir problemas comportamentais.
O adestramento é uma ferramenta fundamental para lidar com comportamentos indesejáveis. Há uma série de ferramentas no adestramento positivo para eliminar ou reduzir sem nenhum tipo de punição diversas questões comportamentais como latido em excesso, reatividade, necessidades no local inadequado, ansiedade de separação e muito mais!
Possibilitar uma maior integração do cão com a sua família e sociedade.
Um cão que não foi educado de forma adequada e não sabe todas as regras de convívio acaba sofrendo com problemas comportamentais. Esses problemas acabam privando o animal de uma vida plena e feliz pois são necessárias uma série de regras de etiqueta canina para que eles possam frequentar um ambiente movimentado, ir ao veterinário, petshop com tranquilidade. Para serem cães confiáveis em que você possa levá-los aos lugares sem preocupações eles precisam aprender a interagir de forma adequada com outras pessoas e outros animais. Além disso, os pets precisam permitir serem manuseados de qualquer forma, caso contrário, cortar unha, aplicar um medicamento ou pentear podem se tornar tarefas complicadíssimas!
Prevenir o aparecimento de novos problemas comportamentais.
A educação é um meio fundamental para prevenir comportamentos indesejáveis. Desde o momento da chegada do cão na sua é importante já o apresentar as regras da casa e ensiná-lo a viver em sociedade! Um cão adestrado é um cão mais obediente e focado que terá menores chances de desenvolver problemas diversos no futuro.