Quando o filhote chega na sua casa, ele tem muita coisa a aprender para se tornar um cão sociável, confiante e obediente! Os filhotes possuem uma capacidade muito grande de aprendizado e de sociabilização. Por isso, você deve aproveitar essa fase para educar o seu cãozinho e assim, evitar uma série de comportamentos inadequados, comuns de surgirem conforme o animal vai crescendo.

Sociabilização

A partir do momento em que você adquire o filhote, já é hora de começar a ensinar todas as regras da casa para ele! A fase mais importante do desenvolvimento do cão ocorre até os 3 meses de vida, pois é nesse período que o filhote está mais aberto a desenvolver a capacidade de sociabilização com pessoas e outros animais. Torna-se necessário correr contra o relógio nessa fase para conseguir tornar o cão apto a apreciar e respeitar a presença de todo tipo de gente e animal.

É muito importante ter um cão que aceite ser manipulado de todas as formas pois dessa maneira, as idas ao veterinário e pet shop serão muito mais tranquilas (pois permitirá que deem banho nele, que seja vacinado, tenha suas unhas cortadas, etc.)! A sociabilização evita que seu animal cresça antissocial e que, por esse motivo desenvolva reatividade com animais e outras pessoas.

Regras da casa

Logo que o cãozinho chega no novo lar ele já deve começar a aprender as regras básicas da casa. Dentre elas o pet precisa habituar-se a usar o banheirinho para fazer as necessidades e roer apenas os brinquedos dele sem destruir os outros objetos da casa. O ideal é evitar ao máximo que o animal cometa deslizes de fazer xixi no local errado ou destruir objetos que não são dele. Quando o cão tem esses comportamentos inadequados com frequência ele acaba associando que fazer esse tipo de coisa é o normal. Contudo, evitar esses erros dependem apenas de nós, humanos, afinal, os filhotes não sabem o que é certo e errado!

Independência

O filhote precisa desenvolver independência. Conseguir ficar sozinho de forma tranquila e distraído com as próprias atividades dele é fundamental para evitar destruição da casa, excesso de latidos e problemas com ansiedade. O cão deve desenvolver essa capacidade de ficar calmo e relaxado com os próprios brinquedos para assim você poder sair de casa muito mais tranquilo e também poder levar seu cão para diversos lugares sem se preocupar com o comportamento dele!

Controle de impulsos

Através de exercícios diários devemos ensinar o cão a aguardar calmamente a sua vez quando ele quiser ganhar algo. Por exemplo, o filhote ao receber a comida deve esperar sentado tranquilamente até deixarmos ele comer. Quando temos dois cães um deve esperar de forma calma enquanto o outro recebe o carinho. Esses exercícios servem para controle de ansiedade e excitação. Ao realizar esse treinamento o pet irá desenvolver a capacidade de controlar seus impulsos que podem incluir latir, pular, mordiscar a mão do tutor para tentar ganhar o que quer.

Inibição de mordida

Os filhotes adoram brincar mordiscando as mãos e pés das pessoas, mas essas mordidinhas inicialmente inofensivas podem vir a machucar. Os filhotes possuem dentes muito pontiagudos que perfuram a pele. Conforme o cão vai crescendo, esse comportamento de morder, caso não controlado na infância, irá permanecer. Uma mordida de um cão adulto, mesmo que de brincadeira, pode machucar bastante. Por isso é importante que desde filhote o cão se acostume a morder brinquedos e não mãos e pés para brincar!

Educar um filhote exige muita disposição e paciência. Porém é uma fase em que devemos aproveitar ao máximo pois é o momento em que eles estão aprendendo tudo sobre o funcionamento e regras da casa e da sociedade. Um filhote bem-educado se torna um adulto equilibrado e sociável. Nós podemos te ajudar para que esse processo de educar seu filhote seja o mais simples possível! Para mais informações, entre em contato conosco!